Você adora maquiagem, seja para o trabalho ou ocasiões especiais, mas ainda fica em dúvida sobre qual corretivo escolher? Calma, você não está sozinha! Encontrar o corretivo ideal pode ser um verdadeiro desafio, afinal, cada pele é única e traz características como linhas de expressão, olheiras, bolsas ou tons variados. Mas não se preocupe! Neste artigo, vou te guiar na escolha da cor e da textura mais adequada para o seu corretivo, além de compartilhar dicas valiosas para usá-lo de forma prática e eficiente, garantindo um acabamento impecável na sua maquiagem.
1. Qual função do Corretivo
O que você deseja com o corretivo? Reduzir olheiras? Disfarçar linhas de expressão? Usá-lo como parte da maquiagem para um melhor acabamento? Essas são perguntas essenciais no momento da escolha. Por exemplo, eu tenho poucas olheiras, mas as linhas de expressões abaixo dos olhos me incomodam muito, e, dependendo da cor e da forma como aplico o corretivo, elas podem ficar ainda mais evidentes. Então vamos às dicas:
2. Escolhendo a cor do corretivo
Não podemos começar escolhendo a cor da base sem saber o tom e o subtom de pele. Saber identificar esses dois aspectos é muito importante na escolha do corretivo ideal.
- Tom de pele: Claro, médio ou escuro.
- Subtom: Quente, frio, neutro ou oliva. Por exemplo, para quem tem subtom quente, um corretivo com fundo amarelado funciona melhor e assim por diante. Mas não se preocupe, preparamos um artigo sobre como identificar o tom e subtom de sua pele, saiba aqui!
Agora entendo melhor a cor de sua pele vamos para as dicas de qual corretivo ideal:
- Para cobrir imperfeições, escolha um corretivo do mesmo tom da sua base ou pele, para não cometer a cor do corretivo com a cor da base.
- Para iluminar, opte por um tom mais claro que a base ou pele.
- Para usar sem a base, opte por um corretivo um tom mais escuro de sua pele, pois pode trazer mais naturalidade.
- Se você tem olheiras específicas, como as profundas ou arroxeadas, pode ser necessário um corretor colorido antes. Como por exemplo, para tons salmão ou amareladas são ótimos pontos de partida para neutralizar ou camuflar essas imperfeições, porém é preciso entender melhor cada caso. Saiba mais aqui!
Dicas extras: Para destacar regiões do rosto, como abaixo dos olhos, prefira tons claros ou iluminadores e tons escuros para esconder, como por exemplo, ou seja, corretivos de cores mais claras iluminam, realçam, e cores mais escuras escondem.
3. Textura do corretivo
Existem vários tipos de textura do corretivo e podem ser escolhidas de acordo com o tipo de pele:
- Corretivo Líquido: É leve e fácil de esfumar, ideal para todos os tipos de pele.
- Corretivo Cremoso/Pastoso: Mais hidratante e com cobertura de média a alta, indicado para peles normais a secas.
- Corretivo Bastão: Textura sólida e mais seca, ideal para peles oleosas.
- Corretivo Coloridos: Usados para neutralizar manchas específicas (ex.: verde para vermelhidão, amarelo para olheiras roxas).
4. Como usar o corretivo
Antes do uso do corretivo ou base é fundamental começar com a pele limpa e bem hidratada. Isso faz toda a diferença no resultado final.
Dicas de hidratantes:
- La Roche-Posay Cicaplast Baume B5+: Oferece hidratação intensa e reparação.
- Lumineux Peachlite: Além de hidratar: Possui partículas iluminadoras que ajudam a suavizar a profundidade das olheiras. O custo é mais alto, porém rende muito.
5. Preparação com a base
- Antes de aplicar o corretivo, prepare a pele com a base. Pode parecer que estamos saindo do tema, mas, na prática, a base serve para uniformizar a pele, deixando para o corretivo apenas a tarefa de corrigir o que a base não cobriu. Não é uma regra, mas de acordo minhas experiências para uma make mais elaborada e melhores resultados use sempre a base antes.
Não sabe como escolher sua base? Veja este guia completo aqui!
6. Aplicando o corretivo
Após aplicado a base deposite uma quantidade de corretivo concentrado nas extremidades dos olhos com um pincel próprio para corretivo, esponja levemente úmida ou com dedo anelar espalhando com batidinha, não arraste, para não comprometer o resultado. Pois a forma como usa e a quantidade de produto faz muita diferença no acabamento, por exemplo, para evidenciar menos as rugas eu uso pouco produto e opto por textura mais leves.
7. Cuidados extras para melhores resultados
O corretivo sozinho não faz milagres, especialmente no caso de rugas. Práticas simples de skincare, como limpar o rosto e usar proteção solar durante o dia e limpar novamente e hidratar ao dormir, ajudam a suavizar as marcas e rugas ao longo do tempo. Portanto a correção é mais eficaz para manchas ou olheiras.
Conclusão
Agora que você sabe como escolher a cor do corretivo e sua textura ideal, ficou mais fácil arrasar na maquiagem! Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar este artigo com suas amigas ou amigos e explorar mais conteúdos no blog.
Sobre o Autor
0 Comentários